quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Voltar ao Passado


Voltar ao passado... revivê-lo... e lembrar de momentos que passaram e nunca vão voltar é, muitas vezes, melancólico.
Mas, nem sempre é assim!
Alguns momentos difíceis que, na hora, pareciam o fim do mundo foram ultrapassados por outros que vieram, alguns até melhores.
Essa "viagem" - porque é uma viagem - mostra que a vida é mesmo imprevisível e que tudo pode acontecer a qualquer instante, desde que a gente esteja aberto e receptivo.
A você, que vai fazer seu balanço, eu daria uma sugestão: mesmo que não costume escrever, compre um caderno e toda noite, antes de dormir , faça um pequeno resumo do seu dia.
conte seu dia enfim, e faça disso um hábito.
Todas nós temos curiosidade de saber como foi a vida de nossas avós. Se elas tivessem feito isso, que riqueza seria ler esses pequenos relatos do cotidiano, saber como era a vida quando elas eram jovens, o que queriam, com o que sonhavam.
Sabemos muito pouco sobre as pessoas mais próximas de nós e, se você seguir essa sugestão, um dia seus netos e bisnetos vão encontrar esses cadernos, que serão para eles um verdadeiro tesouro.
Como eu gostaria de saber como era a vida de minha avó, isso me ajudaria a compreender melhor por que sou o que sou.
É sempre hora para começar, e não existe dia melhor para isso do que o 1º de janeiro.
No fim do ano, você vai ler o que escreveu e ver que se aborreceu com coisas bobas, que teve alegrias das quais tinha esquecido, que amores que pareciam eternos não foram tão eternos assim, que as coisas passam, que é fundamental ter esperança e que a vida vale a pena, sempre! Escreva, sim; será uma conversa sincera com você mesma(o) , e quando, no final de cada ano, ler o que escreveu, vai levar alguns sustos, mas faz parte.
Prepare-se também para se emocionar e saiba: qualquer vida, mesmo aparentemente mais banal, dá uma historia .

Nenhum comentário: