terça-feira, 23 de novembro de 2010

Planos de vida

“ Planos são coisas que fazemos para atingir objetivos.
Acho que os sonhos nada mais são que objetivos que consideramos inatingíveis.

Eu acredito que qualquer sonho possa ser realizado. O grande problema é o custo pra se realizar. Muitas vezes as pessoas desistem pelo custo ser muito caro (i.e., se dedicar demais, não sobrando tempo para outras coisas).

A verdade é que precisamos de objetivos para nos mantermos motivados, senão achamos que não vale a pena. Esses objetivos tem que ser mesmo ousados, e o caminho até eles é mais recompensador do que o objetivo em si.

O problema, ao meu ver, é que somos preguiços. O que chamamos de sonhos, nada mais são que objetivos que "dão muito trabalho" para atingir. Gostariamos que eles acontecessem como um passe de mágica. E são as vezes numerosos, de tal forma que não vamos conseguir atingir todos em uma vida tão pequena.
Isso torna por vezes difícil escolher um que valesse a pena viver por.

Se eu por acaso encontrasse um sonho que valesse a pena dedicar a vida (ou seja, se esse sonho não se realizar a minha vida não teria sentido) é fácil ver que ele se realiza. O problema é que não conseguimos decidir por um deles, ja que temos vários candidatos.... ou as vezes nenhum candidato realmente vencedor.

Hoje eu ja defini que meu sonho não é algo material como uma mansão superequipada ou uma vida de luxo.
Acho que o sonho pelo qual vou dedicar a minha vida está nas pessoas. Mais precisamente em conseguir desfrutar uma vida em uma comunidade (pessoal, trabalho, familiar) com justiça e pessoas de bom caráter. Estou ciente de que isso significa abandonar um pouco dos meus prazeres pessoais em prol de desenvolver essa comunidade, seja na empresa, seja na família e até mesmo com os amigos.

No fim acho que qualquer objetivo requer dedicação e sacrifício. e se você não esta disposto a fazer isso, acaba tachando o objetivo de sonho.
Não é necessariamente errado: muitos vão ser só sonhos mesmo. Mas por vezes esquecemos que alguns podem virar objetivos. „

Nenhum comentário: